
Espaço de Integração PPGCC - Turmas 2025
Espaço destinado às atividades de Integração dos Estudantes novos do PPGCC/UFRJ, selecionados para as turmas de mestrado e doutorado 2025.
- Professor: ALINI DA SILVA - Docente
- Professor: CARLA MACEDO VELLOSO DOS SANTOS - Docente
- Professor: CLAUDIA FERREIRA DA CRUZ - Docente
- Professor: FERNANDA FILGUEIRAS SAUERBRONN - Docente
- Professor: LUCAS MARTINS DIAS MARAGNO - Docente
- Professor: MARCELO ALVARO DA SILVA MACEDO - Docente
- Professor: MARCELO CASTANEDA DE ARAUJO - Docente
- Professor: ROBERTO TOMMASETTI - Docente
- Professor: RODRIGO DE OLIVEIRA LEITE - Docente
- Professor: THIAGO DE ABREU COSTA - Docente
- Professor: YARA CONSUELO CINTRA - Docente

Ambiente virtual da disciplina "Metodologia da Pesquisa" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ.
- Professor: WALDMIR NASCIMENTO DE ARAUJO NETO - Docente

Disciplina eletiva do Programa de Pósgraduação em Ensino de Química do IQ-UFRJ. Serã realizados estudos sobre a semiótica peirceana como teoria da comunicação e da cognição. Estratégias para a aplicação da semiótica a processos empíricos de signos. Estudo das categorias fenomenológicas e a aplicabilidade dessas categorias em situações do ensino de química. O estudo dos signos; relações entre fenomenologia e semiótica; definições e classificações. Tipologia das mediações a partir da diversidade de suportes e da complexidade da intermediação material. Introdução a análises empíricas de processos de signos (semiose), visando sua aplicação a processos e produtos no ensino de química.
- Professor: WALDMIR NASCIMENTO DE ARAUJO NETO - Docente
- Professor: ALEXANDRE DA SILVA ANTUNES - Ex-Aluno

"Práticas de Ensino 2" é uma disciplina obrigatória para alunos do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu) da UFRJ. Nessa disciplina os alunos são convidados a vivenciar situações de ensino em caráter prático, propondo e realizando aulas e atividades de ensino sobre temas centrais da química, escolhidos pelos professores. Propõe-se para o aluno um período de orientação com os professores da disciplina no qual ele deve discutir, propor metodologias e planejar uma aula para os professores e alunos da disciplina. O objetivo da disciplina é criar oportunidades para o aluno vivenciar atividades didáticas voltadas para o ensino superior e conhecer questões específicas sobre a prática de ensino. Salienta-se a necessária imbricação entre conteúdo e forma para o planejamento e execução das atividades de ensino.
- Professor: MARTA ELOISA MEDEIROS - Docente
- Professor: SERGIO DE PAULA MACHADO - Docente
- Professor: THAIS DELAZARE - Docente
- Professor: WALDMIR NASCIMENTO DE ARAUJO NETO - Docente