Trata-se de ação extensionista na modalidade de Curso, vinculado ao Projeto de Extensão Formação Permanente em Saúde para o Ensino, a Pesquisa e a Prática Assistencial, ambos registrados junto à PR-5/UFRJ e são desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem, tendo como público alvo estudantes e profissionais de enfermagem externos á UFRJ.

Período: EXT.2022

Atividades de Extensão do Curso de Ciências Contábeis, modalidade EAD

Período: EXT.2022

Parafraseamos a expressão popular "Maria vai com as outras" a fim de problematizar quem são essas "outras" que o livro de matemática apresenta às/aos/a les alunas/alunos/alunes. Mas não só. A proposta inclui um movimento de reflexão e criação de intervenções que rompam a hegemonia dessas representações. Com que "outras" poderia ir a aluna que lê o livro didático de matemática? Somente com as donas de casa e mães? Não há outras meninas/mulheres que sejam brilhantes em outras áreas sociais e profissionais, que promovam a essas alunas identificações mais empoderadas? Representações tais que formem alunas/alunos/alunes em direção a equidade de gênero?

De fato, por vezes a frase posta em questão é utilizada com uma conotação negativa. Como se a pessoa não tivesse identidade própria, seguindo o comportamento das demais, sem qualquer reflexão acerca deles. Entretanto, posicionamos essa frase sob uma outra perspectiva. A partir das lentes da visibilidade e da representatividade, "pois tais representações podem servir de modelo para os estudantes no processo de construção de suas identidades" (GODOY et al., 2020, p. 985). Construção essa que não se restringe somente às meninas, mas também em como outras identificações de gênero se constituem em relação a elas. 

No contexto das ciências ditas exatas, tais discussões são ainda mais necessárias por ser "uma área normalmente representada por figuras masculinas, escapando da tal neutralidade que lhe é conferida" (GODOY et al., 2020, p. 987). Em resistência a esse cenário, onde a construção cultural da feminilidade e da racionalidade são incompatíveis (HOTTINGER, 2010), propomos oficinas que promovam representações mais assertivas, que defendam o espaço da mulher na sociedade contemporânea. 

Dessa maneira, os encontros terão como objetivo a reflexão e criação de algumas possíveis respostas às seguintes perguntas: Que representações femininas são permitidas nos livros didáticos de matemática? Como podemos nos insubordinar criativamente diante do que está posto? Como subverter o reforço dos estereótipos por meio de propostas que tensionem o que é apresentado em livros didáticos de matemática?


Período: EXT.2022

Um dos conceitos que definem Bioética é que esta é a ciência que "tem como objetivo  indicar os limites e as finalidades do homem sobre a vida..."

A Bioética precisa ser estudada por profissionais de diversas áreas por meio de uma metodologia interdisciplinar. Pretende-se neste curso, discutir os fundamentos e princípios da Bioética.



Período: EXT.2022

Este curso destina-se a informar sobre os dispositivos eletrônicos para fumar, seus mecanismos, tipos e malefícios à saúde.

Período: EXT.2022

Base de interação e formação da equipe do projeto de extensão PGI empreende.

  • Empreendedorismo Social;
  • Inovação Social;
  • Gestão de novos negócios;
  • Marketing digital;
  • Gestão de negócios;
  • Inovação e Pessoas.


Período: EXT.2022

Bioética tem quatro princípios que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde. Autonomia, Beneficência, Não-maleficência e Justiça.


Período: EXT.2022

O Curso destina-se a esclarecer as etapas pelas quais deve passar um pesquisador para elaborar um projeto ele pesquisa.

Período: EXT.2022