Trata-se de ação extensionista na modalidade de Curso, vinculado ao Projeto de Extensão Formação Permanente em Saúde para o Ensino, a Pesquisa e a Prática Assistencial, ambos registrados junto à PR-5/UFRJ e são desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem, tendo como público alvo estudantes e profissionais de enfermagem externos á UFRJ.
- Professor: MARIA MANUELA VILA NOVA CARDOSO - Docente
- Professor: CAMILLA COUTINHO DE OLIVEIRA ROMERO - Ex-Aluno
Atividades de Extensão do Curso de Ciências Contábeis, modalidade EAD
- Professor: ELIANE RIBEIRO PEREIRA - Docente
- Professor: JOSE ROBERTO DOURADO MAFRA - Docente
- Professor: MARCUS VINICIUS ALVES FINCO - Docente
- Professor: PAULA PORTO DE PONTES VALENTIM - Ex-Aluno
- Professor: ZAINA SAID EL HAJJ - Prof. Aposentado
Parafraseamos a expressão popular "Maria vai com as outras" a fim de problematizar quem são essas "outras" que o livro de matemática apresenta às/aos/a les alunas/alunos/alunes. Mas não só. A proposta inclui um movimento de reflexão e criação de intervenções que rompam a hegemonia dessas representações. Com que "outras" poderia ir a aluna que lê o livro didático de matemática? Somente com as donas de casa e mães? Não há outras meninas/mulheres que sejam brilhantes em outras áreas sociais e profissionais, que promovam a essas alunas identificações mais empoderadas? Representações tais que formem alunas/alunos/alunes em direção a equidade de gênero?
De fato, por vezes a frase posta em questão é utilizada com uma conotação negativa. Como se a pessoa não tivesse identidade própria, seguindo o comportamento das demais, sem qualquer reflexão acerca deles. Entretanto, posicionamos essa frase sob uma outra perspectiva. A partir das lentes da visibilidade e da representatividade, "pois tais representações podem servir de modelo para os estudantes no processo de construção de suas identidades" (GODOY et al., 2020, p. 985). Construção essa que não se restringe somente às meninas, mas também em como outras identificações de gênero se constituem em relação a elas.
No contexto das ciências ditas exatas, tais discussões são ainda mais necessárias por ser "uma área normalmente representada por figuras masculinas, escapando da tal neutralidade que lhe é conferida" (GODOY et al., 2020, p. 987). Em resistência a esse cenário, onde a construção cultural da feminilidade e da racionalidade são incompatíveis (HOTTINGER, 2010), propomos oficinas que promovam representações mais assertivas, que defendam o espaço da mulher na sociedade contemporânea.
Dessa maneira, os encontros terão como objetivo a reflexão e criação de algumas possíveis respostas às seguintes perguntas: Que representações femininas são permitidas nos livros didáticos de matemática? Como podemos nos insubordinar criativamente diante do que está posto? Como subverter o reforço dos estereótipos por meio de propostas que tensionem o que é apresentado em livros didáticos de matemática?
- Professor: AGNALDO DA CONCEICAO ESQUINCALHA - Docente
- Professor: ANNA LYDIA AZEVEDO DURVAL - Ex-Aluno

Um dos conceitos que definem Bioética é que esta é a ciência que "tem como objetivo indicar os limites e as finalidades do homem sobre a vida..."
A Bioética precisa ser estudada por profissionais de diversas áreas por meio de uma metodologia interdisciplinar. Pretende-se neste curso, discutir os fundamentos e princípios da Bioética.
- Professor: CARLA CONCEICAO DOS SANTOS - Aluno
- Professor: SONIA CATARINA DE ABREU FIGUEIREDO - Docente
- Professor: ANNA THEREZA THOME LEAO - Prof. Aposentado
- Professor: MARCIA DINIZ PAULO - Tecn. Adm.

Este curso destina-se a informar sobre os dispositivos eletrônicos para fumar, seus mecanismos, tipos e malefícios à saúde.
- Professor: CARLA CONCEICAO DOS SANTOS - Aluno
- Professor: SONIA CATARINA DE ABREU FIGUEIREDO - Docente
- Professor: ANNA THEREZA THOME LEAO - Prof. Aposentado
- Professor: MARCIA DINIZ PAULO - Tecn. Adm.

- Professor: ALINE SILVA DEJOSI NERY - Aluno
- Professor: CRISTINE COSTA BARRETO - Aluno
- Professor: MARIA LUISA RIBEIRO SCHMITT - Aluno
- Professor: RODRIGO MIRANDA FERREIRA - Aluno
- Professor: TADEU SILVEIRA WAISE - Aluno
- Professor: THAMYRES CRYSTINE DA COSTA ABREU - Aluno
- Professor: YOURY SOUZA MARQUES - Aluno
- Professor: AGNALDO DA CONCEICAO ESQUINCALHA - Docente
- Professor: BRUNA DAYANA LEMOS PINTO RAMOS - Ex-Aluno
- Professor: JANAINA DUTRA SILVESTRE MENDES - Ex-Aluno
- Professor: DANIEL BAZOLLI DOS SANTOS - Externo
- Professor: DENNER DIAS BARROS - Externo
- Professor: FELIPE MACHADO TEIXEIRA COUTO - Externo
- Professor: JOAO GABRIEL SOUZA FREITAS - Externo
- Professor: JONAS FRANCISCO DE MEDEIROS - Externo

Base de interação e formação da equipe do projeto de extensão PGI empreende.
- Empreendedorismo Social;
- Inovação Social;
- Gestão de novos negócios;
- Marketing digital;
- Gestão de negócios;
- Inovação e Pessoas.
- Professor: ELIANE RIBEIRO PEREIRA - Docente
- Professor: JOSE ROBERTO DOURADO MAFRA - Docente

- Professor: SONIA CATARINA DE ABREU FIGUEIREDO - Docente

O Curso destina-se a esclarecer as etapas pelas quais deve passar um pesquisador para elaborar um projeto ele pesquisa.
- Professor: ALICE DA SILVA RODRIGUES SACRAMENTO - Aluno
- Professor: CARLA CONCEICAO DOS SANTOS - Aluno
- Professor: SONIA CATARINA DE ABREU FIGUEIREDO - Docente
- Professor: ANNA THEREZA THOME LEAO - Prof. Aposentado
- Professor: MARCIA DINIZ PAULO - Tecn. Adm.