Categoria para reunir todos os cursos que dão apoio os cursos presenciais de Extensão

Trata-se de um curso de extensão, que será parte integrante da Festa Literária das Periferias - FLUP 2024 e que pela primeira vez a UFRJ participará em parceria com uma coordenação conjunta envolvendo os seguintes entes: Pró-Reitoria de Extensão, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI UFRJ, Superintendências-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade - SGAADA, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) - Laboratório de Vídeo Educativo, Rádio UFRJ, Pontifícia Universidade Católica - PUC de Goiás. O curso de extensão "Aquilombando Saberes e Entrelaçando Vidas: Ancestralidades Afrodiaspóricas" propõe a criação de verbetes biográficos, para compor um volume especial do Dicionário Biográfico Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas no Rio de Janeiro, para promover a visibilidade das trajetórias de mulheres negras no Brasil, desde a colonização até os dias atuais. Com duração variável de 40, 60 ou 80 horas, o curso combina atividades presenciais e remotas (síncronas e assíncronas). A carga horária prática inclui a elaboração de verbetes, em coautoria, com destaque para a importância de ao menos uma mulher negra entre as autoras, com foco nas contribuições políticas, culturais, religiosas e sociais das biografadas. A escolha dos perfis dependerá da especialidade dos cursistas. Os verbetes podem ser transformados em podcast ou produto audiovisual, com cargas horárias diferenciadas. As atividades presenciais ocorrerão no âmbito da FLUP 2024, em novembro, com apoio da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisas sobre Feminismos de Terreiros - RELFET, PUC Goiás e UFRJ. O curso valoriza o "aquilombamento" acadêmico, fortalecendo as tradições afrodiaspóricas e a preservação da memória coletiva, além de incentivar a produção de conhecimento afirmativo e contra-hegemônico, contribuindo para a disseminação da história e cultura afro-brasileira.

Período: ****.****-*
Este curso destina-se a sistematizar o estudo dos contextos teóricos que norteiam as atividades do Laboratório Didático de Química.
Período: ****.****-*

A proposta é voltada à capacitação profissional para atuar na promoção do cuidado integral em saúde por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) não invasivas, apresentadas como tecnologias sociais de saúde viáveis para promoção da saúde e do autocuidado nos territórios, principalmente os menos atendidos pelos serviços regulares de saúde. O público-alvo são profissionais do SUS vinculados à Atenção Básica e profissionais de saúde e de estética interessados em PICS. O curso será realizado na modalidade EaD, por meio da plataforma Moodle. A estrutura do curso segue um programa realizado em 15 semanas, com duas horas semanais de atividades síncronas e quatro horas semanais de atividades assíncronas, totalizando 90 horas. São previstos três módulos: o primeiro, de ambientação, destinado à familiarização com a plataforma, estabelecimento de contrato de aprendizagem, apresentação do programa do curso e interação entre participantes. O segundo módulo se destina à abordagem das tecnologias sociais, dos conceitos e bases do cuidado integral e da construção partilhada de conhecimento, bem como os princípios gerais do atendimento holístico. No terceiro módulo, serão abordadas algumas PICS, selecionadas com base na sua simplicidade, baixo custo, aplicabilidade no autocuidado e facilidade de serem aprendidas sem contato presencial.

Período: ****.****-*

A proposta é voltada à capacitação profissional para atuar na promoção do cuidado integral em saúde por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) não invasivas, apresentadas como tecnologias sociais de saúde viáveis para promoção da saúde e do autocuidado nos territórios, principalmente os menos atendidos pelos serviços regulares de saúde. O público-alvo são profissionais do SUS vinculados à Atenção Básica e profissionais de saúde e de estética interessados em PICS. O curso será realizado na modalidade EaD, por meio da plataforma Moodle. A estrutura do curso segue um programa realizado em 15 semanas, com duas horas semanais de atividades síncronas e quatro horas semanais de atividades assíncronas, totalizando 90 horas. São previstos três módulos: o primeiro, de ambientação, destinado à familiarização com a plataforma, estabelecimento de contrato de aprendizagem, apresentação do programa do curso e interação entre participantes. O segundo módulo se destina à abordagem das tecnologias sociais, dos conceitos e bases do cuidado integral e da construção partilhada de conhecimento, bem como os princípios gerais do atendimento holístico. No terceiro módulo, serão abordadas algumas PICS, selecionadas com base na sua simplicidade, baixo custo, aplicabilidade no autocuidado e facilidade de serem aprendidas sem contato presencial.

Período: ****.****-*

Vivemos um momento de grande desenvolvimento tecnológico, com novos aplicativos e programas sendo criados o tempo todo, por isso saber programar pode ser poderoso, já que podemos fazer o computador trabalhar para nós. E não apenas para construir programas ou trabalhar com programação, uma vez que hoje a computação é uma área importante para compreensão e expressão no mundo e que também desenvolve uma série de habilidades importantes e se conecta com outras áreas do saber.

Nesse sentido, o curso de extensão Introdução à Programação em Python busca dar um primeiro contato com a programação e com a computação, prioritariamente para estudantes de ensino médio e educadores.

Período: ****.****-*