Netiquette

"Netiquette" define uma comunicação online adequada. Em suma, ela governa o modo como nos relacionamos uns com os outros através de uma ambiente virtual. Incentivamos que alunos, professores e funcionários usem de cortesia e respeito em todas as formas de comunicação eletrônica para promover interações efetivas e positivas.

Por favor, siga as diretrizes abaixo ao interagir com outros usuários:

  1. Não use termos ofensivos, preconceituosos ou linguagem excessivamente crítica.
  2. Não use linguagem ameaçadora ou ataques pessoais. Você pode educadamente discordar de uma idéia, mas nunca o faça de forma pessoal.
  3. Não publique informações pessoais de outros usuários sem sua prévia autorização.
  4. Entenda que é difícil interpretar o "tom" de uma comunicação online. Humor e sarcasmo são facilmente mal interpretados. Use emoticon (sorriso) para deixar clara a sua mensagem. Escolha suas palavras com cuidado para que o seu verdadeiro significado seja compreendido.
  5. Seja tolerante com erros, nem todos são peritos em usar computadores. Logo, erros ortográficos, atrasos em responder um e-mail e extravio de comunicação podem ocorrer.
  6. Se você sente a necessidade de corrigir alguém por um erro ou informação imprecisa, seja educado e profissional. Considere o envio de um e-mail privado, em vez de uma mensagem pública.
  7. Evite "flaming", que é a expressão de forte emoção em um e-mail ou fórum de discussão online. A má interpretação de um e-mail ou postagem, seguido por uma resposta impulsiva só irá piorar a situação.
  8. Você precisa seguir as leis de direitos autorais e não plagiar. Nenhum usuário deste site deverá copiar ou colar texto, áudio, vídeo ou imagens sem receber a devida autorização prévia dos autores. Solicitar a permissão demonstra sua integridade e respeito. Seu desconhecimento não constitui em uma desculpa.
  9. Ao compor mensagens eletrônicas lembre-se do seguinte:
    • Use a mesma cortesia que você usaria ao falar pessoalmente com alguém.
    • NÃO DIGITE com letras maiúsculas. Além de ser mais difícil de ler, esta é a forma usada para GRITAR em comunicações online.
    • Evite alterar o tipo de letra para cores mais claras como verde ou vermelho, uma vez que muitas vezes elas não podem ser vistas por pessoas com certas deficiências visuais.
    • Mantenha parágrafos curtos e fáceis de ler. Sempre que possível utilize linhas em branco entre parágrafos.
    • Evite siglas ou abreviaturas, a menos que todos os usuários estejam familiarizados com elas.
    • Evite atalhos do tipo 'vc' ou 'tb'. Tenha em mente que outros usuários podem não estar familiarizados com estes atalhos e não compreenderão seus significados.
    • Use sempre verificação ortográfica e leia sua mensagem novamente antes de enviá-la.
Última atualização: terça, 27 fev 2018, 14:53