
Objetivo: Capacitar os mestrandos e doutorandos no planejamento de pesquisas, na interpretação e na execução de análises estatísticas, tanto de natureza exploratória quanto inferencial.
Metodologia: A disciplina será ministrada através de aulas virtuais pelo AVA@UFRJ, focalizando os métodos estatísticos mais utilizados nas pesquisas da área de biotecnologia, genética, microbiologia e saúde. Para tal será utilizado um problema hipotético, percorrendo todas as etapas da pesquisa, desde a formulação do problema, determinação dos procedimentos, elaboração de instrumentos, coleta de dados, criação de banco de dados e geração de relatórios com os procedimentos estatísticos pertinentes.
Ementa: Princípios dos ensaios experimentais. Descrição de amostras. Cálculo de probabilidades. Qui-quadrado. Diagnóstico de normalidade. Métodos gráficos e testes de adequabilidade do Qui-quadrado, Smimov-Komogorov, correlação e Shapiro-Wilks. Análise de variância para ensaio inteiramente casualizado. Variância. Testes de comparação de médias. Contrastes de médias. Diferença significante mínima, Bonferroni, Sheffé, Tukey, Duncan e Dunnet. Análise de variância para ensaio em blocos casualizados. Quadrado latino, aplicações e modelo linear. Tamanho de ensaio e uso de transformações. Ensaios fatoriais. Ensaios com parcelas subdivididas e em faixas. Regressão linear e análise de covariância. Métodos não-paramétricos. Teste do sinal. Testes de Wilcoxon, de Kruskal-Wallis, de Friedman. Testes de independência e homogeneidade em tabelas de contingência.- Professor: ROBERTO TARAZI - Docente