Qual o papel da Universidade frente às transformações do mundo contemporâneo? E de que forma pode a Universidade devolver à sociedade conhecimento e capacitação capazes de reduzir as desigualdades estruturantes do Brasil? Vivemos um momento ímpar diante do qual projetos de coletividade, amparo a pluralidade, acolhimento e potencialização das diferenças se fazem cada vez mais urgentes tanto como projetos pedagógicos, como projetos políticos que o ensino público e plural representa.
Por isso, e em face ao momento político e histórico que o Brasil se encontra, o presente curso procura fazer parte do papel que a Universidade Pública deve assumir em constante diálogo com as urgências do nosso tempo. Além disso, a equipe que propõe o presente curso enxerga no conhecimento o caminho para superação da intolerância e na sensibilização do corpo administrativo da UFRJ potencial para um processo de maior acolhimento às diferenças.
A presente proposta de curso, toma como base teórica e metodológica críticas feministas, teoria queer e estudos decoloniais, contando com quatro módulos: Gêneros e sexualidades na universidade: perspectivas teóricas; Mídia e diversidade: representação, mercado e disputas de narrativas; Políticas de representação e cultura visual e Educação e saúde em uma perspectiva antirracista.
- Professor: ANA LUCIA NUNES DE SOUSA - Docente
- Professor: CHALINI TORQUATO GONCALVES DE BARROS - Docente
- Professor: MICHELLE CUNHA SALES - Docente
- Professor: VINICIOS KABRAL RIBEIRO - Docente