PROGRAMA

 

Ementa: As concepções filosóficas subjacentes às diversas teorias da educação, ao longo da história e suas utilizações na área de saúde. Planejamento de atividades didáticas.

 

Objetivo Geral: Introdução às leituras na área de educação (concepções de educação ou filosofias de educação) buscando uma compreensão mais sistemática e crítica das diferentes teorias educacionais que sirvam de instrumento para a atuação do profissional de saúde.

 

Objetivos Específicos:

            - Introduzir o campo das concepções de educação (teorias de educação, abordagens ou correntes pedagógicas), visando a compreensão do caminho histórico da prática educativa.

            - Oferecer subsídio teórico para que o profissional de saúde possa adquirir consciência crítica na análise e opção pelas linhas pedagógicas a utilizar em sua prática.

            - Propiciar uma aproximação com as referências da área de educação que facilite a compreensão de propostas oficiais e atuação em ações de saúde.

 

Metodologia:

Desenvolver os conteúdos da disciplina sob forma de apresentação e discussão crítica de textos. Os textos serão apresentados pelos alunos e seguidos de uma discussão geral e/ou atividade dinâmica coordenada pela professora. Após a etapa das leituras, os alunos elaborarão propostas de atividades educativas em saúde, orientadas e supervisionadas, no contexto do curso de mestrado e doutorado, utilizando o referencial teórico trabalhado.

 

Avaliação:

Apresentação dos textos e seminários, participação em sala-de-aula e elaboração, desenvolvimento e apresentação de atividade educativa em saúde.

 


Período: DOUT-2022