Disciplina: Espaços não formais de ensino
Coordenador: Andréa Espinola de Siqueira (DECB)
Carga horária: 30 horas.
20 horas teórica
10 horas prática (presencial)
Modalidade: Semi-presencial.
Ementa: Espaços não formais e sua contribuição para o ensino. A importância da utilização de roteiros de visitação e de abordagens interdisciplinares. Adaptações curriculares, planejamento e definição de objetivos para saídas de campo em espaços não formais de ensino. Acessibilidade em espaços não formais de ensino.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT-NBR 9050 (2004): Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2004.
CASCAIS M.G.A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal em ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste (XX EPENN), Universidade Federal do Amazonas- UFAM, Manaus-AM, p. 1-9, 2011.
FARIA, R.L.; JACOBUCCI, D.F.C.; OLIVEIRA, R.C. Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, MG, v.13, n. 01, p. 87-104, 2011.
OVIGLI, D. F. B. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.133-149, 2011.
PINTO, L. T.; FIGUEIREDO, V.A. O ensino de Ciências e os espaços não formais de ensino. Um estudo sobre o ensino de Ciências no município de Duque de Caxias/RJ. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, n.179, Paraná, 2010.
QUEIROZ, R. M.; TEIXEIRA, H. B.; VELOSO, A. S.; TERÁN, A. F.; QUEIROZ, A. G. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. [S.l. s.n.], 2011.
ROCHA, L.P.; COSTA, R.G. Educação ambiental em um espaço não formal de ensino: contribuições do Jardim Sensorial para a promoção da alfabetização científica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP, 2015.
SANCHES ALVES, D. A. R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008). R. B. E. C. T., vol. 1, n.3, 2010.
SANTOS, M.C.; FLORES, M.D.; ZANIN, E.M. Trilhas Interpretativas como instrumento de interpretação, sensibilização e educação ambiental na Apae de Erechim/RS. Revista Eletrônica de Extensão da URI, v.7, n.13, p. 189-197, 2011.
- Professor: ANDERSON VILASBOA DE VASCONCELLOS - Ex-Aluno
- Professor: ANDREIA ESPINOLA - Externo