BEM-VINDOS AO CURSO OS CUIDADOS PALIATIVOS MULTIPROFISSIONAIS E AS BOAS PRÁTICAS  VOLTADAS AOS  PROCEDIMENTOS E ROTINAS HOSPITALARES


A nossa jornada se inicia em 13 de setembro e termina em 16 de novembro com encontros online para a discussão acerca dos cuidados paliativos. Neste caminhar contaremos com a participação de diversos convidados para nos ajudar na condução desta temática e teremos 10 (dez) encontros para refletirmos juntos sobre as abordagens nessa modalidade de cuidado.

Os desafios para organização do processo assistencial e de trabalho, diante da cronicidade das situações existentes em saúde, vêm trazendo novas discussões por parte de estudos nessa área, que alertam sobre a necessidade de implementação de "novos arranjos tecnológicos no cuidar", como descrita por Feuerwerker e Merhy (2008). Tais arranjos inovadores nesse processo precisam ser pensados para além do ambiente hospitalar, contemplando, sobretudo, a transição do cuidado e os cuidados paliativos.

 A ênfase é implementar modelos que tornem o usuário e a família protagonistas desse universo, garantindo o entrosamento família/pessoa/equipe, com vistas ao planejamento e tomadas de decisão frente às escolhas fundamentais na gestão do cuidado em prol da qualidade de vida e de morte dos envolvidos nesse contexto (OLARIO, 2019).

 Nas últimas décadas vivenciamos nos hospitais um espantoso avanço nas tecnologias destinadas à proporcionar a cura e prolongar a vida em condições dignas e nesse contexto que devemos entender o conceito de cuidados paliativos (CP). 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu Cuidados Paliativos como, cuidado ativo, total dos pacientes cuja doença não responde ao tratamento curativo. Tem foco no tratamento da dor e de outros sintomas, alterações psíquicas, sociais e espirituais  (WHO, 2017).

 O objetivo do cuidado paliativo é oferecer a melhor qualidade de vida possível para pessoas com doenças ameaçadoras da vida e seus familiares, tendo como princípios o cuidado integral, levando em conta os aspectos não somente físicos, promovendo autonomia e dignidade ao doente. Ainda, cabe aos profissionais envolvidos neste cuidar elaborar conjuntamente com doente e família os objetivos terapêuticos e contar com trabalho em equipe. 

O termo "Cuidado Paliativo", do latim pallium, significa manto ou coberta, um conceito que busca tornar o cuidado mais humanizado, enxergar a pessoa dentro de um enfoque holístico. Assim, os cuidados paliativos ou o cuidar paliativamente requer, na maioria das vezes, um tratamento mais ativo, mais abrangente e mais complexo, então vamos falar sobre paliação...

Período: ****.****-*