Professores responsáveis:

Lana S. Sylvestre (UFRJ/ MN), Claudine M. Mynssen (JBRJ) e Alejandra Vasco (Botanical Research Institute of Texas).

Carga horária:
60 horas, ministradas de 21 a 29 de outubro de 2024, de forma presencial. Será utilizado o ambiente virtual acadêmico (AVA) da UFRJ.

Público alvo e pré-requisitos: 

Estudantes de mestrado e doutorado inscritos nos cursos de pós- graduação do Museu Nacional/UFRJ e da Escola Nacional de Botânica Tropical. Alunos de outras pós- graduações poderão se inscrever mediante a disponibilidade de vagas.

Justificativa:

A proposta desta disciplina está relacionada à dinâmica que envolve os estudos de sistemática molecular, os processos da diversificação de espécies com suas taxas e a importância dos estudos florísticos e de floras regionais. Considerando o trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido entre os professores responsáveis, estamos apresentando um curso que aborda tanto o uso de ferramentas tradicionais como modernas e os avanços obtidos nos estudos de samambaias e licófitas.

Objetivos:

O principal objetivo deste curso é trazer o conhecimento da importância dos estudos tradicionais que envolvem a taxonomia e as floras regionais em samambaias e licófitas, além dos estudos modernos em biologia evolutiva e desenvolvimento na compreensão da diversidade.

Conteúdo programático:

Fundamentação teórica sobre sistemática molecular e biologia evolutiva e do desenvolvimento na compreensão da diversidade em plantas vasculares sem sementes (Evo-Devo); taxas de diversificação de espécies, suas correlações e causas; taxonomia, florística e conservação de samambaias e licófitas.

Recursos Utilizados:
Aulas teóricas e práticas presenciais. Aula de campo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Utilização do ambiente virtual acadêmico (AVA) da UFRJ. Serão solicitadas autorização de acesso para os alunos e professores externos à comunidade da UFRJ.



Período: PGRAD.2024

•Objetivo geral: Preparar o aluno a conhecer, entender e formular questões ligadas a instrumentos para medições de variáveis biológicas em humanos e animais.

•Ementa: Conceitos de instrumentação, diagramas de blocos, sinais no domínio do tempo e da frequência. Sensores e transdutores, amplificadores, filtros, conversores A/D e D/A, aquisição de sinais. Segurança elétrica e blindagem. Noções de metrologia.

Período: PGRAD.2024

Curso da área de Instrumentação do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ cujo objetivo é 

fornecer ao aluno formação sobre caracterização, funcionamento e especificação de sensores e transdutores utilizados na medição de fenômenos biológicos.

Período: PGRAD.2024