A anamnese é compreendida como uma entrevista clínica consagrada desde Hipócrates.
O termo “anamnese”, aná (trazer de volta, lembrar) e mnese (memória), significa trazer de volta ao mundo, todos os fatos relacionados à doença e ao paciente.
É a ferramenta diagnóstica e terapêutica mais versátil do médico.
É considerada como tendo maior valor diagnóstico do que o exame físico ou os resultados de investigações laboratoriais, entendendo-se que cerca de dois terços dos diagnósticos podem ser feitos com base apenas na história.
Uma anamnese adequada orienta a realização do exame físico, tornando-o mais efetivo.
As hipóteses clínicas consideradas durante uma entrevista do tipo orientada pelo problema e consolidadas na semiologia respaldam a utilização eficientes dos exames complementares.
A anamnese deve ser feita sistematicamente e envolve aspectos somáticos, mentais, sociais e familiares. Esse é um processo dinâmico que requer concentração especial e boas habilidades pessoais e interpessoais.
O ensino de habilidades de entrevistar o paciente para colher a sua história pode ser feito por meio de oficinas em pequenos grupos, incluindo dramatizações e entrevistas com pacientes reais, seguidos de feedback e discussão.
Leitura básica: Lichstein PR. The Medical Interview. In: Walker HK, Hall WD, Hurst JW, editors. Clinical Methods: The History, Physical, and Laboratory Examinations. 3rd edition. Boston: Butterworths; 1990. Chapter 3. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK349/
- Professor: MARLEIDE DA MOTA GOMES - Prof. Aposentado
AVA criado para ministrar disciplina de propedêutica da FM-UFRJ, com a junção de dois AVAs já pre-existentes: ANAMNESE E SEMIOLOGIA CLINICA.
- Professor: MARLEIDE DA MOTA GOMES - Prof. Aposentado

O curso abordará aspectos da História da Tecnologia e suas consequências.
Disciplinas de extensão a serem desenvolvidas junto a empreendedores, através da utilização de processo de inovação tecnológica, sistemas nacionais de ciência e tecnologia, papel do Estado na inovação tecnológica, estratégia tecnológica de empresa, possibilitando maior orientação as comunidades gestoras, inserindo a participação dos discentes do Curso de Ciências Contábeis e proporcionando elevação do conhecimento das tecnologias de interesse para a sociedade.
- Professor: ELIANE RIBEIRO PEREIRA - Docente
- Professor: JOSE ROBERTO DOURADO MAFRA - Docente
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Os alunos de iniciação científica precisam conhecer os fundamentos da pesquisa clinica: método científico, desenhos, populações, variáveis, confundidores, noções de estatística, além de elementos dos estudos de causalidade. Essas são algumas das questões a serem abordadas na tutoria desses alunos.
- Professor: MARLEIDE DA MOTA GOMES - Prof. Aposentado